DIA DO PROFESSOR

13:46:00 0 Comentários

Neste 15 de Outubro, Dia do Professor, gostaria de saudar todos os meus colegas de profissão, ESPECIALMENTE àqueles que não são professores por uma questão de disponibilidade ou falta de opção, mas porque fizeram uma escolha consciente pautada no desejo de contribuir com a construção de uma sociedade melhor (talvez isso corresponda ao que chamam de "vocação", ou seja, "o chamado" do qual não se pode fugir).   
Um(a) professor(a) é um ser humano como outro qualquer, porém deve enxergar o mundo não como qualquer pessoa. Deve ser mais paciente, mais aberto, mais tolerante, menos preconceituoso... Do contrário, não conseguirá trabalhar em meio à heterogeneidade de uma turma de alunos (e ele tem várias turmas!).
Cada sala de aula é uma pequena amostra da sociedade, com representantes de diversos tipos humanos: negros, brancos, belos, feios, gordos, magros, extrovertidos, tímidos, afeminados, machões, recatados, religiosos, ateus, inteligentes, lentos, depressivos... 
Deve ser muito triste para um(a) professor(a) cheio de preconceitos (de qualquer espécie) ter de dar aulas para um aluno que tenha alguma característica que ele(a) abomine. Assim como deve ser muito triste para esse aluno perceber essa rejeição por parte do(a) professor(a) - Por mais que ele disfarce, nos gestos mínimos ela aparece! 
Então parabéns para aqueles profissionais da educação que veem o seu trabalho muito mais do que uma forma de ganhar dinheiro, que o veem como uma oportunidade dada pelo Criador de, nesta vida, aprender a tratar os semelhantes de maneira igual conquanto sejam todos diferentes!
 
Sobre o Autor:
Jards Nobre, Professor, Escritor e Membro da Academia Quixadaense de Letras.

DAVI M. NOBRE

Colaborador EEM Coronel Virgílio Távora

0 comentários: