SUPERAÇÃO 2014

15:32:00 0 Comentários


Ao apoiar a autonomia da escola pública, que é estimulada a buscar soluções para entraves que afetam a qualidade do ensino ou mantêm relação com a evasão e o abandono, o ProEMI/JF* dá atenção especial a iniciativas promovidas no âmbito da própria comunidade escolar.

A ideia é que alunos, pais, professores, gestores e colaboradores intervenham na realidade de sua instituição, assumindo a responsabilidade por melhorias consideradas necessárias e pelo bom clima coletivo.
A metodologia SuperAção na Escola está inserida nesse contexto e funciona como uma competição solidária, que mobiliza a escola e pessoas da comunidade para a realização de melhorias na infraestrutura, além de sensibilizar e conscientizar os principais envolvidos do projeto para temas de interesse coletivo. O instrumento também estimula o protagonismo juvenil, na medida em que conta com a iniciativa dos estudantes, que são diretamente envolvidos no movimento de transformação de sua instituição de ensino.

A SuperAção é promovida em edições anuais, durante o triênio de atividades do ProEMI/PJF. Os temas são alternados a cada período e obedecem à seguinte sequência: Melhoramento, Meio Ambiente e, no último ano do ciclo, Esportes e Cultura.

Nessas oportunidades, são realizadas ações como a organização de mutirões para arrecadação de doações, limpeza das salas de aula, reparos em equipamentos e mobiliário, pintura de instalações, plantio de árvores e coleta de lixo. As ações podem ser pontuadas e proporcionar uma competição solidária com prêmios simbólicos, conforme o ranking, aumentando o estímulo pelas tarefas bem-sucedidas.

A soma dessas iniciativas contribui para proporcionar um ambiente mais propício ao desenvolvimento dos estudos e atraente para o jovem, aumentando seu interesse em permanecer na instituição, habilitando-se a concluir o ciclo médio, e participar da vida escolar, como propõe o ProEMI/PJF. O impacto positivo da ação se estende para professores e funcionários, melhorando o clima escolar.

O Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro (ProEMI/JF) reflete uma parceria público privada entre o Ministério da Educação (MEC), cinco Secretarias Estaduais de Educação e o Instituto Unibanco, que permitirá, até 2016, universalizar o programa nas escolas públicas de Ensino Médio do Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Piauí, atendendo cerca de 2.500 unidades de ensino e mais de 2 milhões de alunos.



Fonte:
Caderno de Implantação da Metodologia Superação na Escola – Instituto Unibanco.

EEM Coronel Virgílio Távora

Colaborador EEM Coronel Virgílio Távora

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