EEM CORONEL VIRGÍLIO TÁVORA

11:16:00 0 Comentários



EEM CORONEL VIRGÍLIO TÁVORA
BREVE HISTÓRICO
Davi Moura Nobre.

Criado em um momento histórico conturbado no Brasil, a ditadura militar que teve inicio em 1964, a EEM Coronel Virgílio Távora surgiu para responder às necessidades educacionais do Sertão Central, especificamente o município de Quixadá, proporcionando a formação secundária, como era tida na década de 1960, a todos os estudantes deste município e de municípios circunvizinhos.
O novo regime governamental imposto ao país tinha um dos seus mais importantes fundamentos a Doutrina de Segurança Nacional, fortemente influenciada pela conjuntura da Guerra Fria e pela crise do populismo. A Ditadura Militar então no comando da nação tratou de tolher a expressão individual e coletiva da população que já sentia a repressão imposta até no ato de pensar e questionar a realidade.
A força da repressão abafava a duras penas o direito de liberdade do cidadão. Seus pensamentos e manifestações que exigiam a liberdade eram abafados com veemência e o direito de decidir o rumo da nação não pertencia mais ao povo. E é foi neste contexto em que jovens protestavam nas ruas em defesa da democracia e justiça social que nasceu nossa instituição de ensino.
Por ato do Poder Executivo Estadual, o então Colégio Estadual Coronel Virgílio Távora foi criado através da Lei 7991/65 de 30 de abril de 1965, que autorizou também a criação dos colégios de Brejo Santo e Nova Russas, sendo inaugurado em 27 de maio daquele ano, e funcionando nos turnos vespertino e noturno. Conforme a LDB 5692/71 implantaram-se os cursos profissionalizantes em Técnico em Agricultura (em convênio com a ANCAR), Auxiliar de Enfermagem (em convênio com o Hospital Municipal de Quixadá), Auxiliar Técnico em Pecuária, Auxiliar Técnico em Promotor de Vendas, os quais funcionaram até o ano de 1976.
Através do Parecer 133/77, foi autorizado o funcionamento do Ensino de 1º Grau e, em 1971, a escola foi reconhecida através do Parecer 896/74 do Conselho de Educação Estadual. Em 1976, foram autorizados os cursos: Técnico em Estatística, Técnico em Comercialização e Mercadologia, e, posteriormente, no ano de 1978, o curso em Contabilidade. No ano de 1982, implementou-se o curso Científico (Sem Habilitação Profissional) em salas anexas nos distritos de Juatama e Banabuiú. No ano de 1986, implantou-se o Curso de Habilitação em 2º Grau para Magistério de 1º Grau (Pedagógico), até então só ofertado por escolas da rede particular de ensino. No ano de 1987, passou a oferecer Estudos Adicionais para o Magistério (4º Normal) com Habilitação em Língua Portuguesa e Ciências. A Partir de 1988, em Parceria com a DERE e Secretaria Municipal da Educação do Município de Quixadá, foram implantadas salas anexas nos distritos de Custódio, Cipó dos Anjos, Juá, São João doa Queiroz, Junco, Riacho Verde e Dom Maurício.
A inclusão social sempre foi e é uma marca da EEM Coronel Virgílio Távora. Em 1998, a escola voltou a ofertar a modalidade de Ensino Fundamental, a partir da 5ª Série, e, no ano seguinte, passou a ofertar a Educação Especial para Deficiência Auditiva e Deficiência Mental, e a assumir a Agência do PROFORMAÇÃO (Projeto de Formação de Professores Leigos da Rede Municipal).
Dando resposta o anseio da comunidade, em 2013, completa 48 anos de dedicação à educação quixadaense, embora passando por vários momentos de turbulência política, econômica e social vem cumprindo o papel que lhe fora designado. E, neste processo, oferta o Ensino Médio nos três turnos diários, como também, traz em seu projeto pedagógico inúmeras parcerias para o desenvolvimento intelectual e social de toda a comunidade educativa.
Sua estrutura física mudou no decorrer dos anos e hoje possui quadra coberta poliesportiva, dois laboratórios escolares de informática, centro de multimeios, laboratório de Física e Matemática, laboratório de Química e Biologia, banheiros com acessibilidade, cantina, pátio, secretaria, sala de direção e de coordenação pedagógica, auditório.
Além do Ensino Médio, possui parcerias educacionais com o Projeto E-Jovem, Pro-Jovem Urbano, Rumo à Universidade, PIBID UECE, PIBID UFC, além dos projetos educacionais desenvolvidos pelo corpo docente da instituição: Educação Fiscal e Cidadania, Introdução à Educação Digital, Oficinas de Redação para o ENEM, Oficinas de Matemática, Projetos Científicos, Projeto de Pesquisa o Bioma Caatinga, Projeto Científico A Linhaça e os Benefícios à Saúde Humana, Projeto Científico Astronomia, Projeto Científico Reciclagem.
A EEM Coronel Virgílio Távora vem se firmando e acompanhando as determinações legais com o objetivo de proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades, como elemento de autorrealização e qualificações para o enfrentamento do mercado de trabalho, inovando na prática pedagógica no cotidiano escolar e assumindo o compromisso de ofertar uma educação de qualidade para todos.

0 comentários: