AUTOBIOGRAFIA

12:39:00 0 Comentários

Bom dia. Meu nome completo é Escola de Ensino Médio Coronel Virgílio Távora. Já tive outros prenomes na vida, mas prefiro ser chamado de Estadual. Essa alcunha me faz lembrar o tempo em que, nesta cidade, só existia eu para ofertar o que outras escolas ofertam hoje. O Estado criou outras escolas para o ensino de jovens, mas somente eu sou chamado de Estadual. Gosto disso!
Está se aproximando meu aniversário. Nasci no dia 27 de maio de 1965. Hoje estou fazendo 44 anos. Nasci num período difícil da história do Brasil e tive uma infância e uma adolescência marcada pelas imposições do regime político daquele tempo, mas, graças a Deus, tudo aquilo já passou. Hoje sou mais alegre e mais livre. Acompanhei as mudanças e estou aqui para contar a minha história.

Nunca me mudei daqui. Moro no centro da cidade. Bem no centro mesmo. O centro da cidade sou eu! Confesso que gostaria de morar num lugar mais tranqüilo. A cidade cresceu, ficou muito barulhenta. Às vezes, quero falar, conversar com meus filhos, mas tenho que calar e esperar que a barulheira na rua passe. É porque algumas pessoas não respeitam os mais velhos, invadem o espaço dos outros!
Quem me vê por fora e nunca me visitou talvez não perceba o quanto eu mudei. Não só por fora, mas principalmente por dentro, melhorei bastante. Hoje estou mais bonito, mais moderno, mais equipado para fazer meu trabalho. Tenho coisas que muitas escolas da cidade não têm! Estou mais bem preparado para exercer minha função na sociedade do que muitas escolas particulares até! Entretanto, recebo muitas críticas! Fico muito triste quando isso acontece, porque ignoram todo o serviço que já prestei a essa cidade. Mas deixemos isso para lá! Meu aniversário se aproxima e não quero me aborrecer.
Sabe qual é minha maior alegria? É quando recebo o carinho e o reconhecimento de meus filhos. Os meninos que saem daqui sempre voltam para me visitar e matar a saudade. Sinto orgulho de ter ensinado a muitas pessoas importantes da cidade. Muitas pessoas se tornaram conhecidas através de mim. Já recebi um importante prêmio nacional, ou seja, meu nome já ecoou pelos quatro cantos do país. Sou muito animado, gosto muito de competições esportivas, tenho muitos troféus.
Não tem sido fácil atravessar esses tempos em que o serviço que presto à sociedade está cada vez mais desvalorizado no país, sendo alvo das maiores críticas. Cobram muito da gente, sabe? Querem que a gente resolva tudo sozinho! Sinto-me um pouco sem apoio, principalmente das famílias para quem trabalho. Queria que elas me visitassem mais vezes e colaborassem mais comigo. Como todo mundo que trabalha, também acho que eu deveria ganhar melhor, ser mais incentivado. Não se pode dar o melhor de si sem apoio e incentivo! Sei da minha importância e exijo ser mais bem tratado. Já participei de muitos movimentos por causa disso, já fiz tantas greves... É... Não sou daqueles que ficam parados, não. Quando quero uma coisa, luto por ela. E ensino isso a meus filhos.
Tenho passado, nas últimas décadas, por muitos cursos, tenho renovado meus conhecimentos, aperfeiçoado minhas competências... Acho-me mais inteligente. Só me faltam mais condições para que eu compartilhe melhor tudo o que sei com meus meninos.
Aqueles que me amam estão preparando uma festa para comemorar meu aniversário. Já passei dos quarenta – dizem que a vida começa depois dessa idade, não é? Pois estou esperando dias melhores. Acredito que mudanças muito positivas virão. Espero ser beneficiado com todas elas, mas, acima de tudo, espero que meus alunos tenham sucesso na vida e saiam daqui orgulhosos de mim.
Que Deus me abençoe e me dê uma bela festa de aniversário (eu sei que eu mereço!).



(Prof: Jards Nobre)